Brebot's

"Cabrocha prá sê bunita,Bunita como os amô,Basta um vestido de Chita,Si chamá Maria Bonita E na cabeça uma frô"







terça-feira, 3 de agosto de 2010

Depois da 62* SBPC e CIENTEC 2010

Depois de uma longa data sem escrever linhas coloridas, volto para colocar um pouco do que tem passado desde Abril.
Como sempre tenho feito muitas novidades nas minhas criações artesanais, mais não para por ai, tem as viagens, as leituras, as festas, a vida enfim.
No mês de Junho fomos novamente a Brasîlia para participar da II Conferência de Economia Solidaria, com muito êxito voltamos acreditando nas futuras mudanças da nova economia que acontece.
Aconteceu tambem no mesmo periodo a feira nacional da Agricultura Familiar - Brasil Rural Contempoâneo, incrivelmente gigante, organizada e maravilhosa, com certeza um dia iremos expor la ou ate mesmo ela vir ate nos.
Teve diversos shows, o de Paulinho da Viola, Lenine, Teatro Magico,Otto,Silverio Pessoa,Lirinha,Alceu Valença,Bule Bule no contesto geral os shows praticamente de nordestinos, me senti em casa, muito massa.
Na parte do artesanato do RN estava presente Geilda e a linda produção de bolsas de sisal, tinha palha de carnauba,pedra sabão,croche de algodão.
O Brasil todo em um so lugar, com a diversidade de um povo genuinamente colorido.

http://www.youtube.com/watch?v=pRNMYy3n6Q

E ai se passou os dias, Catarina chegou por aqui com Patricia...a se a vida falasse...
Cata querida prima, com sua alegria e seu modo unico de falar coisinhas engraçadas veio passear por aguas potiguares, fomos a Pipa, Redinha,Bares,Supermercados,outras praias e outros lugares massa.
Patricia e encantadora, se fosse uma peixinho seria uma linda sereia, o mar era pouco para ela.
Voltem logo,vamos viver da caça,da pesca,do artesanato,da agricultura familiar kkkkkk sinto saudades.

Teve uma passagem em Pendencias-RN, na semana do meio ambiente, fui com Marilland Brito, apresentar oficinas de bancos de garrafa pet.

Gente..ê triste estar com o computador desconfigurado e sem as fotos de todos esses acontecimentos, mas com certeza assim que tudo estiver ¨consertado¨ eu colacarei uma postagem so de fotos.

Durante a II Conferencia de Economia Solidaria, conheci uma galera massa, daqui e de la. Menina Denise, muita risada, menino Iuri mineirinho docinho, caraca...tem uma galera...como ja disse, logo estarei colocando fotos de tudo isso.

O aniversario de Mamis, 12 de Julho, 60, saimos,comemos,rimos e fizemos coisas incriveis, pretendiamos ir a Recife, porem não foi possivel.

A FENNEART 2010....não consegui ir esse ano, mandei os nossos produtos, coisa que jamais quero fazer outra vez. A exposição feita de qualquer maneira, o artesão não estando, podes crer que a venda do produto e muito baixa,assim aconteceu,1quarto do que vendo foi comercializado, quase um desastre, em uma feira pra la de bacana, complicado. Não posso fazer isso nunca mais, os interesses dos getores são outros, não o de oferecer o nosso artesanato, talvez eles estejam la pelas diarias, por passeio, sei la...nas feiras quem tem que estar somos nos, artesãos, e não gestores, nos sabemos vender, sabemos falar sobre o que fazemos, sabemos negociar, conversa pra boi dormir essa de não ter espaço para artesão, como pode não ter espaço quando sai da Secretaria uma carreata de gestores que nem cuidado, nem zelo tampouco experiencia com o nosso fazer.
Precisamos urgente ser AUTOGESTINAVEIS, quando aprenderemos isso::: artesão so precisa do espaço, o resto a gente mesmo faz.

Indagações, perguntas, irritações...
Chegando o dia do voto e uma galerinha se fazendo de boazinha...kkkk
Tinham nos prometido 12 Feiras Itinerantes, e cade::::(estou sem interrogação)
As feiras Itinerantes (aquelas que não sairam do mesmo lugar), acabou.
Verdade! A Deputada Estadual que fez esse projeto calou-se.
Hoje acontece um almoço com a Dignissima e a mãe dela para pedirem voto, queria ser a mosquinha para ver e ouvir e um leão para falar tudo o que esta aqui ¨enlatado¨, mais impressionante tudo com muita descrição,os gestores so convidaram artesãos que não falam, que não vão colocar nada, (espero que eu esteja errada, muito errada, e que todos eles falem muito), logo saberei deste resultado, mais do que adianta falar e não fazer::::
Sei não, ta tudo muito louco, ou certo demais.

Esse mês ocorreu a Festa de Santana de Caico, a FAMUSE, não pude ir, pois estava na SBPC(logo falerei desse assunto), mais a amiga Neuza Romão cordelista estava la, e disse que foi sucesso total.
A 62* SBPC....
Maravilha, tudo, cores, sons, tecnologia, cultura, gente massa...
Labirinto Cultural - Fundação Jose Augusto
Circo da Luz
Feira Mix - MPBeco
Mosaico Cultural
Estava em todos esses lugares ao mesmo tempo. Sera possivel:::::
Se e possivel não sei, sei que estava.
A feira mix deu uma galera linda.
Eu, Yngrew, Wecsley, Ronny, Wagner, Bruna Brok, Marguerita, passamos 3 dias fazendo o labirinto, ficou IRADOOOOOOOOOOOO. Assinei esse trabalho.
Fotos de artistas e artes do RN, traduzida nos olhares de fotografos incriveis do nosso estado. Confira a materia:

http://blogdobarbosa.jor.br/?p=23870
http://www.flickr.com/photos/fjarn/page2/

Bens........ tenho que agora começar ou terminar de arrumar as coisas do casamento da minha mana Allena, que casara com o ja meu cunhado Joselson.
Sera uma festa de interior no interior, magica, com muita alegria, amor, felicidade e com eterna vida juntos. Amo vc Nem! Esta nervosa::: Fique não!

* Prometo que assim que o computador voltar ao normal,(ou sera eu:) colocarei fotos de tudo o que falei, do que ainda vou falar, e das novidades da vida real,artesanal,cultural,popular,rural,minha,nossa,vossa.
Xero no cangote.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mês de guerreiros

Nossaaaaa, já estamos no fim do mês.
E será que fizemos tudo o que planejamos fazer esse mês???
Eu digo com sinceridade, eu não consegui fazer tudo, mais como o mês ainda não acabou eu estou aqui tentando fazer mais algumas coisas.
Este mês foi um mês de muitas comemorações, de decisões fortes, de idéias, de conversas, e de muitas alegrias.
Por onde começar??? Começarei pelo aniversariante do Dia. Mackenzie Melo. O famoso Tatá, o meu Tatá.
Esse mês ele também se casou, lá do outro lado do mundo, mais tão perto de nós. Como a felicidade é grande.
Amo demais, tenho saudades demais, admiro demais, quero uma bem danado a esse danado. O primeiro guerreiro do mês. Taurino legítimo e de um coração incrivelmente enorme. Parabéns querido menino grande, que Deus te abençoe.
Lembranças de você esta em todas as partes, acho que vou citar coisinhas que pareçam com você, no meu ver, claro:  livros, muitos livros, cama, coca-cola, sorveteria tropical, músicas, Renato Russo, Titãs, ETFERN, Maristella, piadas,abessipopaldozobogolsiltabelodoipacapasbesmaoão,projetos,vida,amor,família,generosidade,Garfield,jogos,
revistinha, amizade... "são tantas coisas, só nós sabemos o que importa é o sentimento"....AMO TU!
E agora? O próximo guerreiro...
Bem o próximo são próximos...os ÍNDIOS.
Ultima-mente eu tenho visto muita coisa sobre os nossos  guerreiros nativos, conheci até uns parentes, na viagem a Brasília, um deles fez a festa comigo, conversamos, brincamos, rimos e até dançamos forró, pasmem, forró! é um pataxó chamado Raoni, um menino do coração puro, e que luta para fortalecer cada vez mais sua cultura, teve umas parentes também que andaram muito comigo, são do Amazonas, duas meninas lindas, tenho certeza que irei lembrar o nome delas e logo direi aqui, conheci também outros que trabalham com artesanato lá mesmo em Brasília, mas tem também um amigo Fulniô, Anselmo, entre outros que não recordo o nome, mais com certeza pessoas belas. O meu zelo e carinho por toda a nação indígena. Agora canto uma canção:"...sou pataxó,sou xavante,cariri,guarani,sou carajá, ...potiguar,sou caéte,fulniô,tupinamba...
Minha memória anda mesmo fraca, acho que tenho que tomar um fosfosol..kkkkkkkk

Salve Jorge! O guerreiro Ogum!
Para este guerreiro eu deixo aqui a saudação:

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

 Tem outros guerreiros e guerreiras também que fazem parte dessa festa, Gilson Matis, Rosa Moura, Helen Hans,Emerson Ferrs, entre outros mundão a fora.
E para sabermos das comemorações deste mês, as datas para guerreiros e guerreiras, conquistas e batalhas, vai aí um calendário:

Datas comemorativas do mês de Abril
01 · Dia da Mentira    01 . Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680
02 · Dia do Propagandista    02 · Dia Internacional do Livro Infantil   02 .  Páscoa
04 · Dia Nacional do Parkinsoniano  07 · Dia do Corretor  07 · Dia do Jornalismo
07 · Dia do Médico Legista  07 · Dia Mundial da Saúde
08 · Dia da Natação   08 · Dia do Correio    08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer
09 · Dia Nacional do Aço
10 · Dia da Engenharia
12 · Dia do Obstetra
13 · Dia do Office-Boy    13 · Dia dos Jovens
13 . Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831
14 · Dia Pan-Americano                                                                                                      15 · Dia da Conservação do Solo  15 · Dia Mundial do Desenhista 15 · Dia do Desarmamento Infantil
16 . Dia da Voz
18 · Dia Nacional do Livro Infantil   18 · Dia de Monteiro Lobato
19 · Dia do Índio   19 · Dia do Exército Brasileiro
20 · Dia do Diplomata   20 . Dia do Disco
21 · Tiradentes   21 · Dia da Latinidade
21 · Dia do Metalúrgico    21 . Dia do Policial Civil    21 . Dia do Policial Militar
22 · Descobrimento do Brasil  22 · Dia da Força Aérea Brasilei 22 · Dia da Comunidade luso-brasileira
22 . Dia do Planeta Terra
23 · Dia de São Jorge  23 · Dia Mundial do Escoteiro  23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23. Dia Nacional da Educação de Surdos
24 · Dia do Agente de Viagem  24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 · Dia do Contabilista  26 · Dia do Goleiro  26 · Dia da 1ª Missa no Brasil
27 · Dia da Empregada Doméstica  27 · Dia do Sacerdote
28 · Dia da Educação  28 · Dia da Sogra
30 · Dia do Ferroviário  30 · Dia Nacional da Mulher

Xero grande no cangote

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Um sonho, uma história... uma esperança!
Antes, todos os caminhos iam.
Agora todos os caminhos vêm.
                                                       (Mário Quintana)

Os grandes mestres do ofício já traçaram a rota e indicaram os destinos da excursão do artesanato em terras potiguares.
Outros tantos artesãos seguiram os ideais desses caminhantes primeiros e embarcaram nessa expedição como companheiros de viagem, chegando à efervescência da arte e da cultura de um povo.
À bordo, os passageiros, passando por vários portos, conheceram as marcas das experiências vividas de um povo genuinamente potiguar.
Entre linhas e agulhas, admiraram o majestoso bordado do Seridó;
Do trançado da palha da carnaúba, viram nascer as mais belas peças artesanais do Vale do Assú;
Aplaudiram as esculturas em pedra-sabão produzidas na região do Trairi;
Ponto a ponto, viram crescer o criativo crochê de Baía Formosa;
Da habilidade em manusear o bilro, maravilharam-se com as rendas de Nísia Floresta;
Da argila, vislumbraram-se com as belas peças de cerâmica de São Gonçalo do Amarante;
Assistiram e aplaudiram o crescimento do artesanato de Arez;
Degustaram, das mãos do artesão, uma receita mágica, com sabor especial da culinária sertaneja;
Ouviram, com emoção, a poesia brejeira na performance da filha de Macaíba;
Presenciaram as mãos abençoadas do artesão transformarem material sem serventia em fonte de trabalho e renda;
Sensibilizaram-se com os traços e desenhos do artista dando brilho a uma bela pintura;
Conheceram os dons e a criatividade do artesão natalense nos retalhos, nos mosaicos, nas talhas em madeira, na gravação no grão de arroz, na feitura do tererê, na modelagem do biscuit, nos estilos dos chapéus, no trabalho com o couro, na construção de bijuterias...
Aplaudiram a habilidade da artesã natalense em criar e misturar tintas, dando colorido aos seus cabelos;
Enfim, o “Governo de Todos”, parceiro do artesão nessa viagem, enche-se de encanto em poder ter contribuído com a chegada à terra firme de tantos norte-riograndenses que, por seu intermédio, já podem ter acesso ao mundo produtivo.
E encerrando essa viagem, este Governo leva consigo, em sua bagagem, além da certeza do dever cumprido, a humildade, a alegria, a hospitalidade e a determinação do artesão potiguar.
Que esse ilustre companheiro, na plenitude de sua cidadania, reembarque com outros colegas artesãos nessa mesma excursão, desbravando outros mares para deslumbrar a beleza infinda de um arco-íris em todas as suas possibilidades de tons.
                                             
                                                                              Que São José, o Mestre Carpinteiro, os abençoe!

Wilma Maria de Faria
Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

terça-feira, 30 de março de 2010

Será o ARTESANATO um entretenimento????

Já passado alguns longos anos nessa "profissão" de artesã (mesmo ainda não regulamentada ), faço-me muitas vezes essa pergunta, pois também sou levada a respondê-la: Será o ARTESANATO um entretenimento?
Li um desabafo de um artesão português que teve esse mesmo dilema posto em sua vida.
Antônio Adauta, fazedor de Arraiolos, e que descreve o seu sentimento quando chamam a sua arte de entretenimento.
As vezes passamos um longo tempo para explicar, e acho que não cabe nem se quer cogitar essa questão.
Fazer artesanato, é tal qual fazer qualquer outro tipo de trabalho, passamos horas para criar, horas para produzir, e horas,dias para comercializar nossas peças.
No Artesanato existe a grande diferença de que cada peça é produzida a mão, cada peça agrega valores, cada peça tem história para contar, essa é a grande diferença.
Na verdade quem faz Cultura é visto como um cidadão que veio ao mundo para se divertir, isso tem até um fundo de verdade, mais isso não quer dizer que passamos a nossa vida inteira se divertindo; trabalhamos, e muito! Nossas mentes sempre estão abertas para novas informações, temos por obrigação de ver um mundo diferente, isso nos custa tempo, e tempo é $$$, somos colocados a prova todas as vezes que as "coisas"da Cultura são deixadas por último, sabendo-se a sociadade que sem Cultura não somos povos, nem polvos.
Bem, a discurssão a nivel ARTESANATO x CULTURA, ainda vai dar outro texto.
Voltando ao ARTESANATO,
Cita Sandra Ramalho e Oliveira, em seu livro Imagem Também Se Lê - "...,é personalizado e agrega o valor da ação da mão e da mente do homem."
Alguém precisa dizer mais alguma coisa??
Queremos respeito ao nosso ofício, precisamos da nossa independencia, nossa liberdade já foi colocada a prova várias vezes, temos nossos direitos, queremos ser regulamentados, como a profissão mais antiga do mundo ainda está com uma lei de regulamentação da profissão arquivada???
Participando da VII edição da Feira Itinerante Potiguar, podemos ver que ainda estamos no início do início de uma grande estrada, estrada essa que se não formos juntos, iremos sofrer bastante e estando de mãos dadas iremos cruzar uma linda estrada de pedras amarelas.
Nesta como em todas as outras edições, fomos "humilhados" pelos ditos coordenadores do eventos, as Meninas que fazem parte do Programa do Artesanato Potiguar - PROART, sempre estão muito dispostas a nos ajudar, sempre muito atenciosas, muito cuidadosas, enfim...sem elas o negócio seria muito grave, caso de UTI, ex. coisas do  tipo: "...agradeçam por isto está acontecendo e não reclamem de nada!...
Como assim??? Agradecer??? Esse evento só existe por existir artesãos, por estarmos aqui, por fazermos diferença e fazermos parte sagrada desta história.  Parem de gritar, de rosnar! Somos Artesãos, somos gente. Precisamos se integrar, pois estando juntos, gestores e Artesãos, o trabalho saí limpo, tranquilo, dinâmico e humano. Quando vai acabar essa brincadeira de que existe alguém acima de nós??? Acima de nós só DEUS, somos deuses, somos iguais,cada um no seu quadrado, mais todos fazendo parte de uma mesma esfera. A união será para o bem, para pensarmos juntos, para fazermos juntos: "Uma andorinha só não faz verão."
Na responsabilidade de passar uma lista para juntar assinaturas dos artesãos presentes, para solicitarmos do Governo do Estado, da SETHAS, do Proat, apoio para realizarmos a nossa Conferência Estadual do Setor Artesanal, escutei muitos desabafos,artesãos não querendo assinar com medo de retalhação,artesãos insatisfeitos, enfim uma série de desconfortos; na ocasião entregamos a carta proposta ao secretário José Gercino Saraiva Maia,  o qual não falou sobre o assunto, não respondeu nossas perguntas e se fez de "doido" para passar por despercebido mediante tamanho descaso.
Mas, a carta seria e foi derecionada a Deputadá Estadual Márcia Maia, que não pode estar presente na solenidade de abertura, mais que com certeza estará nas mãos dela muito em breve ou nas mãos de quem estiver a nosso favor daqui a alguns dias por motivos de campanhas políticas.
O projeto da Feira Itinerante é muito bom, maravilhoso, é um momento único em que todos os Artesãos Potiguares tem a oportunidade de estar juntos, mais tem também suas ENORMES falhas, como sempre é um evento para o ARTESANATO, mais que este é o último a ser pensado, som muito alto dificultando a conversa com o cliente,escadaria para uma outra parte que fica desmerecida por falta de acessibilidade, infrainstrutura sempre com defeito, falta água, falta banheiro, falta dignidade.
Escutei uma voz na feira repetindo palavras do Secretário: "...quando as coisas são feitas com amor tudo dá certo..."Onde ele estava todo esse tempo que não viu nem, vê nada do que é preciso para fazer uma Feira incrível?????
Gasta-se muito $$$ com shows nacionais, para que??? Para atrair o público?? Que público??? O público da cantora é lógico, os Artesãos e o Artesanato vira enfeite; não divulga, acha que a sociedade tem bola de cristal, não acerta nas datas, não oferece aos arteãos que vem de tão longe, hospedagem, faz o evento dedicado a políticagem e não ao Artesão,ao Artesanato e a Sociedade. Vamos acabar com essa bricadeira, ARTESANATO não é entretenimento, ARTESANATO é coisa séria. Várias famílias vivem desse ofício, nós não temos tempo para estampar campanhas de ninguém.
Precisamos urgente de Políticas Públicas para o nosso setor.
Estamos sem coordenação, precisamos de respeito, os Gestores precisam de nós.
URGENTE, dignidade!!!!!
Enfim, está aqui um desabafo pessoal, que pode também ser universal,basta todos quererem.
Digo a todos que sou DIANA, que sou trabalhadora, que sou mãe, que sou família, que sou amiga e que devo tudo ao ARTESANATO.

terça-feira, 23 de março de 2010

Dia 19 de Março - Dia de São José - Dia do Artesão - Dia de D. Militana


 a oração a São José:
Ó glorioso São José,
A quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas
Humanamente impossíveis,
Vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.

Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.

Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a confiança.
Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão.

Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria,
Mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem deus confiou o cuidado da mais
Santa família que jamais houve sede - nós vos pedimos - o pai e protetor da nossa.
E impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José, rogai por nós .
Que recorremos a vós. 

Pré-Conferências Setoriais de Cultura - Artesanato e Cultura Popular

A ida para Brasilia foi pura magia.
Desde a saída a chegada e até a hora de voltar teve mágica.
Saí delegada da Setorial de Artesanato, e de Cultura Popular, estava dividida mais consciente
de que um faz parte do outro e assim comecei a pensar e estudar os dois setores, separados e juntos.
O Artesanato pela primeira vez colocado como um Setor  no Ministério da Cultura,
 isso foi o máximo da Pré Conferência, como também, a Moda, a Arquitetura entre outros que não estavam sendo notados (até então) como cultura.
Logo de cara, os artesãos estando muito bem representados por
regiões e estados foram escutados deixados falar.
O Setor do Artesanato elaborou cinco propostas com bases nos eixos da
 II Conferência Nacional de Cultura.
Sendo uma das cinco proposta um tanto que muito importante que é uma luta milenar,
que é a regulamentação da profissão do trabalhador artesão.
As outras quatro também tem um tamanho de importância semelhante.
Agora a nossa caminhada começa a entrar noutro caminho, um caminho com mais luzes,
mais cores e mais respeito.
O Artesanato sempre foi e sempre será parte da cultura de um povo.
O Artesão é tido como o primeiro profissional do mundo.
No Site do Ministério da Cultura tem todas as propostas de todos os eixos e todos os segmentos,
 da Setorial e da Conferência Nacional.
www.cultura.gov.br
Logo voltarei a falar  da Setorial de Culturas Populares e da II Conferência Nacional de Cultura.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

2010 tudo novo de novo


Coisa boa é começa uma nova "coisa".
Depois de tanto tempo, que ando pela internet, olhando e
lendo vários Blogs,eu resolvi me aventurar nessa
mais nova (pelo menos para mim)
forma de comunicação virtual, e começar a fazer o meu.
Na adolescência tive muitos diários, que época boa....
E agora no mundo digitalizado vou me adaptando.
Sou artesã, potiguar, brasileira, mãe, filha, amiga, irmã.
Aqui quero deixar um pouco da minha estória ( ou seria história?)
da minha vida, dos meus amores, da minha saudade, das minhas cores,
das cações que ouço , enfim, da minha alma.
Cores,panos, linhas,agulhas,cerâmica,sianinhas,fitas,flores,fuxicos,
reciclagem,botões,mandacarus,coco de roda,boi de reis,cordeis,música,tinta,trapos,maxixes,forró,maracatu,araruna,congo de calçola,viagens,livros,revistas,fotos....são tantas coisas...
Bem, isso é só o começo!
Xero xeroso no cangote de todos